Partes de um retentor e requisitos.

- A função do retentor é manter um fluído, por exemplo óleo, gás etc…, dentro de um volume, que normalmente se encontra atravessado por um eixo com movimento radial ou axial.
- O retentor vai montado na parte fixa da maquina e tem um lábio flexível que prende contra o eixo em movimento, impedindo que o fluído vaze.
- Os requisitos que deve cumprir um retentor radial, variam dentro de limites muito amplos. As exigências comuns em geral são:
– Boas qualidades de selantes.
– Grande resistência ao desgaste.
– Boa resistência a temperaturas altas ou baixas.
– Facilidade de montagem.
– Longa duração
Seleção do retentor para um correto funcionamento:
Desenho | Aplicação | Temp. Contínua | Material |
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Retentor para retenção de graxa e proteção anti-poeira. Se aplica em trabalhos de baixa velocidade. Não lem molas e sua instalação e com o lábio para fora para ortorgar uma máxima proteção contra poeira. Não são desenvolvidos para reter óleos. Usos típicos em transportadores e rodas de veículos. O tipo A99 pe para serviços pesados onde as condições de uso são exigentes, como exemplo arado de discos |
-40º a 149ºC
-54º a 107ºC -73º a 163ºC |
ACM NBR MVQ |
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Este desenho apresenta um só lábio com mola. Não levam tampa de proteção interior. São retentores que se empregam em aplicações mais económicas.Alguns usos típicos são, por exemplo, motores elétricos e caixas redutoras de velocidade. Quando as condições operativas excedem as indicadas de materiais convencional, pode-se substituir por materiais especiais adequados para cada requerimento |
-40° a 149°C
-54° a 107°C -73° a 163°C -40° a 204°C |
ACM NBR MVQ FPM |
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Desenho com um só lábio, com mola e tampa interna para conferir uma maior resistência e uma adequada proteção a zona de retenção. E recomendado especialmente para aqueles casos os quais o conjunto exio pode chegar a apoiar no retentor. Por geral este tipo de retentor á aplicado em eixos de diametro superior a 50mm. Também pode ser fabricado em material especial conforme requesitado. |
-40° a 149°C
-54° a 107°C -73° a 163°C -40° a 204°C |
ACM NBR MVQ FPM |
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Este desenho sem tampa interna.O lábio externo proporciona uma boa proteção anti-poeira e o lábio principal leva uma mola, e assegura uma excelente vedação do lubrificante. Este desenho é usado com materiais convencionais e pode ser fabricado em materiais especiais conforme a aplicação, caso excedam as normas comuns |
-40° a 149°C -54° a 107°C -73° a 163°C -40° a 204°C |
ACM NBR MVQ FPM |
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Este desenho apresenta a proteção anti-poeira e excelente vedação a lubrificantes por conta do lábio principal com mola. Contém tampa interna que confere maior resistencia estrutural e o protege na zona de retenção de modo especial nos casos em que o eixo apoia-se ao retentor. |
-40° a 149°C -54° a 107°C -73° a 163°C -40° a 204°C |
ACM NBR MVQ FPM |
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Este desenho apresenta duplo lábio, ambos com mola, recomendado de maneira especial quando é necessário separar os fluídos. Podem ser construidos em material convencional e especiais de acordo com a necessidade, podendo também cada lábio ser de diferente material conforme o trabalho a cumprir. |
-54° a 107°C -40° a 204°C |
NBR FPM |
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Este desenho apresenta labios externos, que cumprem a função de vedar contra o diametro do alojamento, ao girar o retentor que esta montado ao eixo.Existem modelos que possuem mola que atua sobre o lábio de retenção proporcionando uma melhor vedação. A montagem desse retentor se realiza orientando os labios ao externo opondo-se a entrada de poeira. Sua maior aplicação geralmente é em maquinas agrícolas. |
-40° a 149°C -54° a 107°C |
ACM NBR |
Nos desenhos tipo M se deve indicar que são retentores que clavam fortemente em seu alojamento e não são aptos a trabalhar com alojamentos deteriorados. Os desenhos tipo L se deve indicar que são retentores com maior facilidade de montagem e desmontagem e se adaptam melhor em alojamentos deteriorados. |
