Partes de um retentor e requisitos.

  • A função do retentor é manter um fluído, por exemplo óleo, gás etc…, dentro de um volume, que normalmente se encontra atravessado por um eixo com movimento radial ou axial.

  • O retentor vai montado na parte fixa da maquina e tem um lábio flexível que prende contra o eixo em movimento, impedindo que o fluído vaze.

  • Os requisitos que deve cumprir um retentor radial, variam dentro de limites muito amplos. As exigências comuns em geral são:


– Boas qualidades de selantes.
– Grande resistência ao desgaste.
– Boa resistência a temperaturas altas ou baixas.
– Facilidade de montagem.
– Longa duração


Seleção do retentor para um correto funcionamento:

Desenho Aplicação Temp. Contínua Material
Retentor para retenção de graxa e proteção anti-poeira. Se aplica em trabalhos de baixa velocidade. Não lem molas e sua instalação e com o lábio para fora para ortorgar uma máxima proteção contra poeira. Não são desenvolvidos para reter óleos. Usos típicos em transportadores e rodas de veículos. O tipo A99 pe para serviços pesados onde as condições de uso são exigentes, como exemplo arado de discos -40º a 149ºC
-54º a 107ºC
-73º a 163ºC

ACM
NBR
MVQ
Este desenho apresenta um só lábio com mola. Não levam tampa de proteção interior. São retentores que se empregam em aplicações mais económicas.Alguns usos típicos são, por exemplo, motores elétricos e caixas redutoras de velocidade. Quando as condições operativas excedem as indicadas de materiais convencional, pode-se substituir por materiais especiais adequados para cada requerimento -40° a 149°C
-54° a 107°C
-73° a 163°C
-40° a 204°C
ACM
NBR
MVQ
FPM
Desenho com um só lábio, com mola e tampa interna para conferir uma maior resistência e uma adequada proteção a zona de retenção. E recomendado especialmente para aqueles casos os quais o conjunto exio pode chegar a apoiar no retentor. Por geral este tipo de retentor á aplicado em eixos de diametro superior a 50mm. Também pode ser fabricado em material especial conforme requesitado. -40° a 149°C
-54° a 107°C
-73° a 163°C
-40° a 204°C
ACM
NBR
MVQ
FPM
Este desenho sem tampa interna.O lábio externo proporciona uma boa proteção anti-poeira e o lábio principal leva uma mola, e assegura uma excelente vedação do lubrificante. Este desenho é usado com materiais convencionais e pode ser fabricado em materiais especiais conforme a aplicação, caso excedam as normas comuns
-40° a 149°C
-54° a 107°C
-73° a 163°C
-40° a 204°C
ACM
NBR
MVQ
FPM
Este desenho apresenta a proteção anti-poeira e excelente vedação a lubrificantes por conta do lábio principal com mola. Contém tampa interna que confere maior resistencia estrutural e o protege na zona de retenção de modo especial nos casos em que o eixo apoia-se ao retentor.
-40° a 149°C
-54° a 107°C
-73° a 163°C
-40° a 204°C
ACM
NBR
MVQ
FPM
Este desenho apresenta duplo lábio, ambos com mola, recomendado de maneira especial quando é necessário separar os fluídos. Podem ser construidos em material convencional e especiais de acordo com a necessidade, podendo também cada lábio ser de diferente material conforme o trabalho a cumprir.
-54° a 107°C
-40° a 204°C
NBR
FPM
Este desenho apresenta labios externos, que cumprem a função de vedar contra o diametro do alojamento, ao girar o retentor que esta montado ao eixo.Existem modelos que possuem mola que atua sobre o lábio de retenção proporcionando uma melhor vedação. A montagem desse retentor se realiza orientando os labios ao externo opondo-se a entrada de poeira. Sua maior aplicação geralmente é em maquinas agrícolas.
-40° a 149°C
-54° a 107°C
ACM
NBR
Nos desenhos tipo M se deve indicar que são retentores que clavam fortemente em seu alojamento e não são aptos a trabalhar com alojamentos deteriorados.
Os desenhos tipo L se deve indicar que são retentores com maior facilidade de montagem e desmontagem e se adaptam melhor em alojamentos deteriorados.

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